A atuação do neuropsicopedagogo frente ao combate do insucesso escolar

A presença do fracasso escolar é considerada historicamente como um dos maiores desafios para a qualificação do sistema educacional brasileiro. Neste estudo, o objetivo principal foi analisar a contribuição das neurociências na prática do neuropsicopedagogo ao lidar com alunos com trajetória de insucesso escolar, levando em consideração que este profissional constitui-se como peça fundamental para a redução dos altos índices de repetência e evasão escolar. 
Para alcançar os propósitos do presente estudo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Identificar a influência e a contribuição das Neurociências tanto na formação como na prática do neuropsicopedagogo ao lidar com o fracasso escolar de sua clientela no exercício de sua profissão; Investigar o embasamento teórico-prático que o neuropsicopedagogo utiliza com os neuroaprendizes para que os mesmos não venham a fracassar novamente na escola. 
Com base nesta premissa, foi realizado o presente estudo focalizando a revisão de literatura, obedecendo criteriosamente à natureza da pesquisa qualitativa de cunho exploratório. A referida pesquisa teve como fundamentação teórica os seguintes autores: Patto (1999), Mantovanini (2001), Bossa (2002), Cordié (1996), Melchior (2004), Beauclair (2014), dentre outros. 

Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que o fracasso escolar apresentam inúmeros fatores que influenciam de forma insatisfatória na aprendizagem. Este referencial teórico-metodológico nos possibilitou reafirmar a importância da relação harmoniosa e recíproca dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem: professor, aluno, escola, família, neuropsicopedagogo e o sistema educacional como forma de superar os obstáculos e os desafios vividos no cotidiano escolar.



https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/a-atuacao-do-neuropsicopedagogo-frente-ao-combate-do-insucesso-escolar/67602#

Comentários

Postagens mais visitadas