O que seria então o cérebro emocional e qual a sua importância no processo ensino aprendizagem?
O que seria então o cérebro emocional e qual a sua importância no processo ensino aprendizagem?
Em
primeiro lugar, precisamos entender que a mente não existe sem a
emoção. As emoções resultam das interpretações cognitivas das situações e
a atividade fisiológica deve ter uma representação cognitiva para que
possa influenciar uma experiência emocional. Ou seja, as emoções são
resultantes do aprendizado através de experiências vivenciadas e ainda
tendo as atividades fisiológicas importantes relevância neste campo,
pois o corpo recebe estímulos constantes e responde constantemente aos
mesmos, influenciando consideravelmente nossas emoções e nossa mente.
Então
podemos dizer que, o corpo age, as emoções fluem, a mente capta e
transforma em novas ações para o corpo, que recomeça o circulo de
aprendizado. Por isso, é tão importante que as experiências sejam
significativamente positivas para nossos filhos e alunos, experiências
com significantes positivos, levarão a aprendizados concretos e
positivos, experiências com significantes negativos podem se tornar um
desastre se não forem bem processados, enfrentados e superados.
Então,
qual a importância que a escola, têm dado às emoções de nossos alunos? A
escola se preocupa tanto com a parte burocrática, com os números, com
os resultados, que pouco importa o resto. Só que este resto. É ser
vivente, pensante e emocional. Se os profissionais da educação realmente
passassem a se ater a este detalhe tão precioso. Com certeza, o
burocrático seria apenas resultado que fluiria de forma tranqüila e
positiva. Os números subiriam de forma descomunal, se tão somente, o
lado humano fosse considerado prioridade na educação.
Nossos
alunos não são máquinas, as máquinas não têm emoções não possuem
sentimentos, não possuem anseios, desejos, amor e ódio. Nossas crianças
precisam ser notadas, precisam ser estimadas e compreendidas, precisam
ser ouvidas, precisam ser tocadas e acariciadas, precisam de quem se
importem com eles. Educação é corpo, mente e coração em via de mão
dupla, tanto de quem se propõe a educar, quanto de quem quer receber a
educação. Ambos são dotados de emoções e emoção é vida que flui e se
transforma constantemente.
Que
possamos nós, profissionais, pais e governantes deixar fluir a vida de
nossos filhos e alunos de forma prazerosa e com significados positivos.
Basta então, sermos mais, emoção!!!!!!
http://educaneuro.blogspot.com.br/2010/01/continuando-nossa-conversa.html

Comentários
Postar um comentário