O que seria então o cérebro emocional e qual a sua importância no processo ensino aprendizagem?

O que seria então o cérebro emocional e qual a sua importância no processo ensino aprendizagem?

Em primeiro lugar, precisamos entender que a mente não existe sem a emoção. As emoções resultam das interpretações cognitivas das situações e a atividade fisiológica deve ter uma representação cognitiva para que possa influenciar uma experiência emocional. Ou seja, as emoções são resultantes do aprendizado através de experiências vivenciadas e ainda tendo as atividades fisiológicas importantes relevância neste campo, pois o corpo recebe estímulos constantes e responde constantemente aos mesmos, influenciando consideravelmente nossas emoções e nossa mente.

Então podemos dizer que, o corpo age, as emoções fluem, a mente capta e transforma em novas ações para o corpo, que recomeça o circulo de aprendizado. Por isso, é tão importante que as experiências sejam significativamente positivas para nossos filhos e alunos, experiências com significantes positivos, levarão a aprendizados concretos e positivos, experiências com significantes negativos podem se tornar um desastre se não forem bem processados, enfrentados e superados.

Então, qual a importância que a escola, têm dado às emoções de nossos alunos? A escola se preocupa tanto com a parte burocrática, com os números, com os resultados, que pouco importa o resto. Só que este resto. É ser vivente, pensante e emocional. Se os profissionais da educação realmente passassem a se ater a este detalhe tão precioso. Com certeza, o burocrático seria apenas resultado que fluiria de forma tranqüila e positiva. Os números subiriam de forma descomunal, se tão somente, o lado humano fosse considerado prioridade na educação.

Nossos alunos não são máquinas, as máquinas não têm emoções não possuem sentimentos, não possuem anseios, desejos, amor e ódio. Nossas crianças precisam ser notadas, precisam ser estimadas e compreendidas, precisam ser ouvidas, precisam ser tocadas e acariciadas, precisam de quem se importem com eles. Educação é corpo, mente e coração em via de mão dupla, tanto de quem se propõe a educar, quanto de quem quer receber a educação. Ambos são dotados de emoções e emoção é vida que flui e se transforma constantemente.

Que possamos nós, profissionais, pais e governantes deixar fluir a vida de nossos filhos e alunos de forma prazerosa e com significados positivos. Basta então, sermos mais, emoção!!!!!!

http://educaneuro.blogspot.com.br/2010/01/continuando-nossa-conversa.html

Comentários

Postagens mais visitadas