Indisciplina na escola uma questão primeiro, de cunho familiar
A
indisciplina em sala de aula é algo alarmante nas escolas do país, seja
ela publica ou privada. O assunto tem sido tratado de formas variadas e
sem resultados eficazes, alunos indisciplinados na escola, são
consequência de filhos indisciplinados em casa. A indisciplina é
resultado da falta de estruturação familiar. A família hoje, não
consegue educar os filhos de forma a transformá-los em pessoas que sabem
ouvir e falar nos momentos adequados, que sabem portar-se com respeito
ao outro, que sabem esperar sua vez para expressar suas opiniões, nossos
filhos e alunos atropelam a boa educação de forma vergonhosa, porque
recebem liberdade demasiada de seus responsáveis.
Criar
filhos com essa “liberdade” mal interpretada, mal elaborada, causa
danos às instituições de ensino e a qualquer lugar que o sujeito sem
controle possa estar.
No
ponto de vista Vygotskyano, o individuo interage com o meio cultural e
social, com ele se educa, com ele se aprende, desenvolvendo-se e
transformando-se. Assim sendo, é fundamental analisar o desenvolvimento humano em seu contexto cultural. Vygotsky não
só postula a influência mútua indivíduo-meio, mas, sobretudo, procura
explicar como se dá esse processo bidirecional de influências.
O
comportamento de cada ser humano está intensamente ligado ao
aprendizado e sua aplicação por meio mediadores (família em primeiro
lugar). Ou seja, um comportamento de certo sujeito, dependerá de tudo
que obteve como aprendizado na prática, estudo ou observação, de sua
trajetória educativa, que terá sempre semelhanças com características do meio social-cultural-histórico em que está inserido.
Mas
como disciplinar, educar, se a família já não tem tempo nem disposição
para tal tarefa? A maioria dos pais e responsáveis passa parte da vida
fora de casa, trabalhando, e quando podem estar em casa querem sossego,
permitindo aos filhos a realização de suas vontades sem questionar até
que ponto isso é viável. Relegam à escola todo trabalho, quando está
teria que somente, transmitir e ajudar na transformação do conhecimento e
assim colaborar na formação humana, vejam que a palavra é colaborar e
não fazer tudo sozinha.
Mas
hoje o que acontece é isto, além de passar o conhecimento adiante,
desafiar o aluno à transformação desse conhecimento, ajudá-lo a buscar e
construir uma identidade pessoal e social, a escola também tem que
educar para a vida, educação esta que deveria vir de casa e nesta
tarefa, seu papel real fica relegado a segundo plano ou mais além.
Kant
reconhece o homem como o único ser que pode e precisa ser educado e que
sem educação o ser humano permanece um selvagem. Kant sugere que o
educando seja disciplinado a fim de não causar danos a si próprios e à
comunidade. (FREITAS, 2001, p. 19).
Os
alunos refletem seus comportamentos em sala de aula, a partir do
ambiente familiar em que vivem. É fundamental a participação da família
na educação de seus filhos. É de responsabilidade familiar que a criança
leve para a escola valores que recebam na convivência com estes.
A
escola e a família estão inteiramente ligadas ao processo de formação
do indivíduo. Compete a cada uma exercer bem o seu papel e buscar uma
inteiração entre si, para que o processo ensino/aprendizagem, possa
fluir de forma efetiva.
http://educaneuro.blogspot.com.br/2011/05/indisciplina-na-escola-uma-questao.html
Carlos Drummond de Andrade
Se todos gostassem de ler, como gostam de comer, o indice de obesidade intelectual, seria enorme! E que maravilha seria, inchar nossa mente e coração com milhares de palavras que transformam a formação humana e fazem de nós pessoas com potenciais elevados.


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