Indisciplina na escola uma questão primeiro, de cunho familiar

Indisciplina na escola uma questão primeiro, de cunho familiar



A indisciplina em sala de aula é algo alarmante nas escolas do país, seja ela publica ou privada. O assunto tem sido tratado de formas variadas e sem resultados eficazes, alunos indisciplinados na escola, são consequência de filhos indisciplinados em casa. A indisciplina é resultado da falta de estruturação familiar. A família hoje, não consegue educar os filhos de forma a transformá-los em pessoas que sabem ouvir e falar nos momentos adequados, que sabem portar-se com respeito ao outro, que sabem esperar sua vez para expressar suas opiniões, nossos filhos e alunos atropelam a boa educação de forma vergonhosa, porque recebem liberdade demasiada de seus responsáveis.
Criar filhos com essa “liberdade” mal interpretada, mal elaborada, causa danos às instituições de ensino e a qualquer lugar que o sujeito sem controle possa estar.
No ponto de vista Vygotskyano, o individuo interage com o meio cultural e social, com ele se educa, com ele se aprende, desenvolvendo-se e transformando-se. Assim sendo, é fundamental analisar o desenvolvimento humano em seu contexto cultural. Vygotsky não só postula a influência mútua indivíduo-meio, mas, sobretudo, procura explicar como se dá esse processo bidirecional de influências.
O comportamento de cada ser humano está intensamente ligado ao aprendizado e sua aplicação por meio mediadores (família em primeiro lugar). Ou seja, um comportamento de certo sujeito, dependerá de tudo que obteve como aprendizado na prática, estudo ou observação, de sua trajetória educativa, que terá sempre semelhanças com características do meio social-cultural-histórico em que está inserido.
Mas como disciplinar, educar, se a família já não tem tempo nem disposição para tal tarefa? A maioria dos pais e responsáveis passa parte da vida fora de casa, trabalhando, e quando podem estar em casa querem sossego, permitindo aos filhos a realização de suas vontades sem questionar até que ponto isso é viável. Relegam à escola todo trabalho, quando está teria que somente, transmitir e ajudar na transformação do conhecimento e assim colaborar na formação humana, vejam que a palavra é colaborar e não fazer tudo sozinha.
Mas hoje o que acontece é isto, além de passar o conhecimento adiante, desafiar o aluno à transformação desse conhecimento, ajudá-lo a buscar e construir uma identidade pessoal e social, a escola também tem que educar para a vida, educação esta que deveria vir de casa e nesta tarefa, seu papel real fica relegado a segundo plano ou mais além.
Kant reconhece o homem como o único ser que pode e precisa ser educado e que sem educação o ser humano permanece um selvagem. Kant sugere que o educando seja disciplinado a fim de não causar danos a si próprios e à comunidade. (FREITAS, 2001, p. 19).
 
Os alunos refletem seus comportamentos em sala de aula, a partir do ambiente familiar em que vivem. É fundamental a participação da família na educação de seus filhos. É de responsabilidade familiar que a criança leve para a escola valores que recebam na convivência com estes.
A escola e a família estão inteiramente ligadas ao processo de formação do indivíduo. Compete a cada uma exercer bem o seu papel e buscar uma inteiração entre si, para que o processo ensino/aprendizagem, possa fluir de forma efetiva.

 
http://educaneuro.blogspot.com.br/2011/05/indisciplina-na-escola-uma-questao.html


Carlos Drummond de Andrade

Se todos gostassem de ler, como gostam de comer, o indice de obesidade intelectual, seria enorme! E que maravilha seria, inchar nossa mente e coração com milhares de palavras que transformam a formação humana e fazem de nós pessoas com potenciais elevados.

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